FESTIVAL DE CINEMA DO RIO 2016: DOC. MUROS

“Muros não podem nos deter”. Essa é uma das frases mais impactantes do documentário Muros.

Quando o Muro de Berlim veio abaixo, o fim da História foi decretado e a ideia de separações territoriais e ideológicas passou a existir apenas em nossa memória. Se na teoria esta é a versão oficial, a realidade se mostra diferente. Nunca na História o homem construiu tantos muros, cercas ou grades. Muros como o que separa a África do Sul do Zimbabwe, os Estados Unidos do México, ou a cerca de Melilla, usada como fronteira entre Espanha e Marrocos, são alguns dos assuntos tratados aqui. As histórias reais de pessoas que vivem no limite, com muros que cerceiam seus sonhos e emoções.

É emocionante. Faz parte dos direitos primários do ser humano o “ir e vir”, mas infelizmente isso é teoria. A Queda do Muro de Berlim foi extremamente significativa, até por romper com um sistema político e econômico falido. Mas os muros atuais têm o mesmo poder: separar pessoas, evitar que elas tenham vidas melhores, impedir sonhos.

Do outro lado de um muro pode estar uma vida melhor. Esse documentário nos mostra a força de quem luta contra qualquer barreira.

 

Tudo sobre o Festival do Rio aqui, no site da MAYTÊ PIRAGIBE.

Beijos,

PIRAGIBE PRODUÇÃO DE ARTE
Lathife Porto {@lathifeporto}

Postado por:

Maytê Piragibe