FESTIVAL DE CINEMA DO RIO 2017: FILME A CIAMBRA

Desconstruindo a Itália:

Em uma pequena comunidade romana na Calábria, Pio Amato não vê a hora de virar adulto. Aos 14 anos, ele já bebe, fuma e é um dos poucos a circular com facilidade entre os grupos da região: os italianos locais, os refugiados africanos e o grupo de ciganos Romani. Pio tem como referência seu irmão mais velho Cosimo, com quem aprende como se virar nas ruas de sua cidade natal. Quando Cosimo desaparece, Pio vê uma oportunidade para provar sua maturidade, mas logo se encontra diante de uma decisão que colocará tudo à prova.

A frase que inicia a resenha diz respeito ao que geralmente esperamos de um filme italiano: lindas praças, lugares históricos, música e cultura. A Ciambra foge completamente disso – e foi uma aposta certeira. Foi premiado na Quinzena dos Realizadores de Cannes 2017 e é o indicado da Itália ao Oscar 2018.

O menino que tenta provar maturidade através de pequenos crimes poderia ser filmado em qualquer lugar do planeta, mas ganha força no contexto geográfico e político escolhido pelo diretor Jonas Carpignano. Um retrato real de uma sociedade planetária. E a questão: para onde vão os nossos meninos?

Confira a programação do Festival em www.festivaldorio.com.br.

O site da MAYTÊ PIRAGIBE está no Festival do Rio e contamos com você. Fique ligado aqui no site e no perfil @infinitomaytepiragibe, além, é claro, do @maytepiragibe.

Amamos cinema. Cinema é arte. Arte é vida.

Beijos,

PIRAGIBE PRODUÇÃO DE ARTE
Lathife Porto {@lathifeporto}

Postado por:

Maytê Piragibe