PARA O ATOR – MICHAEL CHEKHOV XX

CAPÍTULO 9 : DIFERENTES TIPOS DE DESEMPENHOS

Mas é tudo muito diferente quando você vai interpretar uma personagem de um simples drama. Nesse caso, o ator deve manter-se inteiramente dentro das fronteiras de seu ego humano. Não necessita imaginar qualquer espécie de fantasma ou aparição. Todos nós estamos mais ou menos familiarizados com esse gênero de atuação. Sabemos perfeitamente bem que, desde que tenhamos preparado a personagem e permanecidos verdadeiros, dentro das circunstâncias dadas, está plenamente cumprida a nossa tarefa de ator para esse tipo de peça.

A comédia, por outro lado, estabelece para o ator algumas condições definidas. Neste caso, tal como no drama, ele é de novo o seu próprio eu interpretando a personagem – mas com uma característica predominante que a personagem requer. (…) Mas, seja qual for a qualidade predominante que se escolha para uma personagem de comédia, ela deve ser interpretada com a maior verdade interior e sem a menor tentativa sequer de ser “divertida” para conseguir boas gargalhadas. O humor verdadeiro, o humor de bom gosto só pode ser conseguido sem menor esforço, com o mais completo desembaraço e por meio de fortes irradiações.

A desenvoltura já foi discutida em detalhe no nosso primeiro capítulo. Mas no que se refere à irradiação, desejo acrescentar que, a fim de se penetrar no estado de espírito próprio da comédia, é preferível tentar irradiar em todas as direções, preenchendo cada vez mais espaço à nossa volta (todo o palco e até mesmo o auditório) com raios de felicidade e alegria – como faz naturalmente uma criança quando espera ou vivencia algum evento jubiloso! Mesmo antes de entrar no palco, inicie essas irradiações. Pode ser tarde demais quando você já está no palco, porque o esforço poderá distrair então a sua atenção do desempenho real do papel. Faça a sua entrada em cena com  essa vasta aura já reverberando à sua volta. Se os seus colegas o ajudarem a fazer a mesma coisa, todo o elenco se encontrará logo envolto numa forte e cintilante atmosfera de comédia, a qual, combinada com a desenvoltura e um ritmo rápido, elevará seu genuíno senso de humor, assim como os dos espectadores. Desse modo você estará dando a plena medida de importância às frases e situações humorísticas que o autor forneceu e o efeito cômico será totalmente perfeito.

RESUMO DO LIVRO “PARA O ATOR” DE MICHAEL CHEKHOV

Postado por:

Maytê Piragibe