BACKSTAGE: AZENATE ENVELHECIDA

Para a falta não ficar tão grande… de quem acompanhou a série José do Egito, na Record; tenho compartilhado curiosidades do backstage, meu carinho pela equipe, minhas cenas da série, além de fotos de making of. Adoro!

Vou contar para você, como foi difícil e delicado o envelhecimento da caracterização: Como o equipamento para esse projeto foi de cinema, a famosa câmera Alexia, tivemos um upgrade na qualidade de imagem mas um tremendo desafio em dar veracidade ao envelhecimento dos atores. E a dificuldade foi ainda maior para os personagens egípcios pois como foi estudado, pela vaidade desse povo, eles usavam a cabeça raspada e peruca. O que naturalmente “engana” a idade por não revelar os fios brancos.

E como o resultado na tela era de alta definição, qualquer fiozinho fora do lugar ou uma prótese mau colocada, poderia deixar o resultado amador. Meu beijo especial para a Cris e Carlos (fotos acima), que cuidaram com tanto carinho de todas as perucas e alongamentos que usei durante a série. E meu agradecimento à todos os outros cabeleireiros que se revezavam entre uma gravação e outra.

Agora imagina meu amor pelas minhas maquiadoras Carol e Soninha, que estiveram comigo desde a concepção da make até o final das gravações!? Pensa que foi simples?? Tive que fazer o teste de maquiagem e envelhecimento mais de 15 vezes. Ufa… Pois as referências eram inúmeras e como Azenate envelhecia ao longo da trama, tínhamos que deixar bem definido essas passagens de tempo e quais cores e próteses funcionariam melhor no vídeo. Essas fotos que você está vendo, estou com prótese em todas pois era a última fase. Impressionante, né? Parece minhas próprias marcas mas não é…rsrsrs

Obrigada Vavá Torres (caracterizador), por essa equipe maravilhosa e muito obrigada Marcelinho (coordenador – foto acima) por ter me ajudado desde o início à essa minuciosa construção da minha Azenate. Sem o talento e generosidade de vocês, não ficaria assim tão especial! Sou detalhista no meu trabalho e busco aprimorar sempre, gosto de dar pitacos (com jeitinho, claro), de participar do processo de pré-produção e estudar cada detalhe do universo representado. Sou caxias mesmo, faço o que amo… Não consigo fazer diferente. Aprendi com meu pai quando fiz 18 anos: - Quer ser atriz, minha filha? Então pesquise tudo o que puder, se dedique ao máximo pois você representará os conflitos e alegrias da humanidade. E terá que aprender muita coisa para conseguir ser uma atriz cada vez melhor…

Estou me esforçando, paizinho. Estou me dedicando de corpo e alma… Que Deus continue me abençoando com mais lindas histórias, como essa. Beijinhos

Postado por:

Maytê Piragibe