AS 12 FERRAMENTAS DO MÉTODO CHUBBUCK

No primeiro semestre eu fiz o programa de treinamento intensivo para atores, ministrado por Maria Psomas, uma das mais respeitadas preparadora de atores em Nova York e Los Angeles. Foi um curso muito instigante e bom para identificar práticas para decupagem das cenas e organizar objetivos e super objetivos para potencializar a relação dos personagens. Método simples e revelador. Que aproxima, identifica e traz o domínio das ações e aproximação da verdade da personagem. Muito interessante!

Atores e atrizes, vêm comigo!

Maria é responsável pelo ensino autorizado por Ivana Chubbuck de seu método em Nova York. Um método de ensino com uma extensa lista de grandes estrelas que são ou já foram preparados por Ivana e utilizam essa ferramenta:

HALLE BARRY, BRAD PITT, CHARLIZE THERON, JAMES FRANCO, JIM CARREY, MATHEW PARRY, EVA MENDES, RYAN REINOLDS, JON VOIGHT E MUITOS OUTROS….

Introdução a técnica

“A Técnica de Atuação em doze passos, irá levá-lo do roteiro para a vida, a respiração, o caráter dinâmico. Todo ator sabe que descobrir e compreender a sua dor pessoal é uma parte inerente do processo de atuação. Isto tem sido verdade desde Stanislavski. A diferença entre a técnica Chubbuck e aquelas desenvolvidas no passado é que essa ensina atores como usar as suas emoções, não como um resultado final, mas como uma forma de capacitar um objetivo. A técnica ensina atores a serem vencedores! Porque é isso que as pessoas fazem na vida real! Eles vão atrás do que querem. Pessoas interessantes e dinâmicas vão atrás do que elas querem de maneira interessante e dinâmica, criando uma maior emoção e intensidade na realização desses objetivos.

Elas fazem isso inconscientemente, enquanto o ator deve entender-se bem e ter as ferramentas necessárias para entender um roteiro a fio, a fim de tornar este comportamento interessante e dinâmico. Esta técnica irá ensiná-lo a usar os seus traumas, dores emocionais, obsessões, necessidades, desejos e sonhos para alimentar e conduzir a realização do caráter de um objetivo. Você vai aprender que os obstáculos da vida de seu personagem não são feitos para serem aceitos, mas para serem superados em proporções heróicas.Em outras palavras essa técnica ensina atores a como vencer!”

1. OBJETIVO GERAL: O que a sua personagem quer mais do que qualquer outra coisa na vida. O que a personagem deseja no roteiro como um todo, do início ao fim. O OBJETIVO  GERAL não muda no meio de um roteiro, nunca!

2. OBJETIVO DA CENA: O que a sua personagem quer durante o andamento de uma cena inteira. O OBJETIVO DA CENA também dá suporte ao OBJETIVO GERAL da mesma.

3. OBSTÁCULOS: Barreiras físicas, emocionais e mentais que tornam difícil para a personagem alcançar o OBJETIVO. Encontre o maior número de obstáculos possível.

4. SUBSTITUIÇÕES: Adote o outro ator/atriz na cena como uma pessoa da sua vida que você conheça, levando em consideração o OBJETIVO GERAL e o OBJETIVO DA CENA. Por exemplo: se o OBJETIVO DA CENA da sua personagem é “fazer com que você me ame”, pense naquela pessoa da sua vida real que você deseja que te ame – urgentemente, deseperadamente, completamente.

5. OBJETIVOS INTERNOS: As imagens que você vê em sua mente enquanto fala com ou escuta sobre uma pessoa, lugar, coisa ou evento. OS OBJETIVOS INTERNOS permitem que você tenha o que está no roteiro como pessoal, ou seja, coisasque poderiam não ter nenhum sentido para você até o momento, passam a ter.

6. BEATS E AÇÕES: Um BEAT é um pensamento. Toda vez que houver uma mudança de pensamento, há uma mudança no BEAT. Ações são mini – OBJETIVOS que estão juntos a cada BEAT que apoia o OBJETIVO DA CENA E, dessa forma, O OBJETIVO GERAL.

7. MOMENTO ANTERRIOR: Evento que acontece antes de você entrar no set (ou antes do diretor dizer “Ação!”), o qual ajudará a começar a cena tanto física quanto emocinalmente. É um “trampolim” que o ator utiliza como pontapé inicial da cena.

8. LUGAR E QUARTA PAREDE:  O LUGAR  e a QUARTA PAREDE são uitlizados para adotar a realidade física da sua personagem (aqual, na maioria dos casos, é realizada em um cenário, palco, sala de aula ou na locação) com atributos de um LUGAR da sua própria vida. Usar o LUGAR e a QUARTA PAREDE cria privacidade, intimidade, história, significado e realidade.

9. ACONTECIEMENTOS: O uso de adereços/acessórios, produzindo um comportamento. Exemplos: Escovar seus cabelos enquanto fala, amarrar seus sapatos, comer/beber, fumar, ajeitar travesseiros, etc.

10. MONÓLOGO INTERNO: O que está acontecendo dentro da sua cabeça e que você não pode dizer em voz alta. Esses pensamentos são vulgares, inapropriados, depreciativos, paranóicos e geralmente não são politicamente corretos. Coisas que você pensa mas não pode dizer.

11. CIRCUNSTÂNCIAS ANTERIORES: A história da sua personagem. As experiências de vida que determinam o porquê da personagem agir dessa forma e como ela age no mundo. Determinar CIRCUNSTÂNCIAS ANTERIORES envolve uma grande pesquisa da parte do ator, tanto no roteiro em si quanto em fontes externas.

12. DEIXE-SE LEVAR: A Técnica Chubbuck utiliza o intelecto do ator, mas não é um conjunto de exercícios intelectuais. Esta técnica é um caminho para criar um comportamento humano. Então, para que você duplique uma vida em sua atuação, em algum momento você deve confiar no trabalho que fez com as 11 ferramentas anteriores e DEIXE-SE LEVAR.

Maravilhoso, né?

Louca para desvendar e estudar minha próxima personagem! 2014 promete! rs

Postado por:

Maytê Piragibe