FESTIVAL DO RIO: FILME TRASH – A ESPERANÇA VEM DO LIXO

O filme que encerrou o Festival do Rio 2014, é brasileiro, mas com uma pitada internacional. E de boa qualidade! No elenco principal, Selton Mello e Wagner Moura. E tem gringo de alto nível: Rooney Mara e Martin Sheen também estão no longa dirigido pelo inglês Stephen Daldry.

Para se ter idéia de quem é o diretor, ele já foi indicado ao Oscar de melhor direção três vezes: por Billy Elliot (2000); As horas (2002), que rendeu o prêmio de melhor atriz a Nicole Kidman; e O leitor (2008), que venceu na mesma categoria com Kate Winslet. Em 2011, seu Tão forte e tão perto (2011) foi indicado a melhor filme.

Em Trash – A esperança vem do lixo os meninos Rafael e Gardo, catadores de lixo em uma favela do Rio, encontram uma carteira entre os detritos do lixão local, e nem imaginam que suas vidas estão prestes a mudar. Mas quando a polícia aparece oferecendo uma recompensa pela carteira, eles percebem que o que encontraram deve ser importante. Juntos com o amigo Rato, o trio terá que descobrir quem é amigo e quem é inimigo, enquanto investigam a história do dono da carteira e percebem que não podem confiar na polícia. Porém, uma dupla de missionários americanos trabalhando na favela talvez saiba em que portas bater.

A história é boa e a direção também. Mas o melhor são os meninos protagonistas. O talento deles é natural, flui. São garotos que conseguem contracenar com grandes nomes do cinema nacional e internacional, mantendo a qualidade de um trabalho que mostra uma realidade tão difícil.

Trash – A esperança vem do lixo tem pobreza, tem lixão, tem polícia corrupta, tem trama policial, tem enigmas, tem grandes atores, tem grandes promessas, e merece ter a sua audiência.

Já nos cinemas.

Beijos,

Postado por:

Maytê Piragibe